Desenvolvimento de Habilidades Digitais de Uso Profissional

O Que É Um Profissional Digital

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o profissional digital

Um profissional digital pode ser definido como aquele que possui habilidades digitais e conhecimento técnico e intelectual acima da média para trabalhar com um ou mais aspectos do mundo dos negócios online para atingir seus objetivos profissionais e pessoais.

Ele é capaz de enfrentar os desafios do mercado digital e prosperar. Embora os profissionais de marketing digital pareçam ser de uma área relativa, profissionais digitais abrangem uma série de diferentes atividades e responsabilidades que podem estar, ou não, ligadas ao marketing.

Em outras palavras, um profissional digital é alguém que pode viver da internet dominando o uso da informação, tecnologia e comunicação para transformar ideias em negócios online que geram resultados positivos sem depender de agências ou freelancers.

Opcionalmente, quando queremos expandir e escalar negócios na internet, faz sentido contratar serviços de terceiros como: agências e profissionais de marketing, freelancers mas sempre sob nossa supervisão pois eles é quem serão liderados por nós, nunca ao contrário.

Um profissional digital é alguém qualificado que desenvolve negócios online. Eles também podem facilmente fazer parte de campanhas de marketing e publicidade desde que tenham conhecimento sobre comportamento do consumidor e suas nuances.

Além disso, podem ser empregados por grandes empresas ou podem ser proprietários de sua própria empresa. Está tudo nas nossas mãos e isso é maravilhoso!

É importante lembrar que, o fato de muitas pessoas possuirem negócios online não quer dizer que são profissionais digitais. São apenas pessoas empreendedoras dispostas a investir dinheiro contratando serviços de profissionais digitais.

Já o profissional digital de verdade tem total controle e autonomia sobre seus negócios online de um modo tão qualificado que se torna natural e divertido obter ganhos ilimitados apenas com um computador e conexão de internet.

Qualquer pessoa que use a tecnologia para tornar o mundo um lugar melhor ou que tenha uma habilidade considerada importante e desejada no mundo digital pode ser considerado um profissional digital.

Anota aí no seu caderno para você nunca mais esquecer: é a ação que produz resultados. Enquanto muitos estão rolando a tela do celular acumulando informação e aceitando tudo aquilo que seus influenciadores preferidos empurram goela abaixo como se fosse a verdade absoluta, o profissional digital está agindo e executando o que deve ser feito para conquistar seus objetivos sem olhar para trás.

O que é preciso para ser um profissional digital?

Para ser um profissional digital, você deve ser capaz de trabalhar com uma variedade de elementos diferentes do mundo online. Isso significa que você tem que ser uma pessoa técnica, uma pessoa criativa e uma pessoa de negócios.

Você precisa compreender uma ampla gama de assuntos como marketing, negócios, web design, tráfego pago e orgânico (SEO), estrutura de negócios online, mídias sociais e muito mais.

Adaptar-se às mudanças do mundo digital e estar disposto a aprender constantemente é uma das principais virtudes para quem deseja se tornar um profissional digital de verdade.

Você também deve ser capaz de criar conteúdo para apresentar e comercializar seu negócio utilizando ferramentas adequadas e desconhecidas pela maioria acostumada com o óbvio, o famoso arroz com feijão.

Pode ser uma jornada desafiadora se tornar um profissional digital, especialmente com o rápido avanço da tecnologia. Isso inclui a habilidade de realizar pesquisas para encontrar a melhor solução para seus próprios negócios e clientes.

Você também precisará ser capaz de se comunicar desenvolvendo e mantendo relacionamentos com outros profissionais digitais para estar sempre atualizado e à frente do tempo e do conhecimento da maioria que preferem acumular informações confusas e desordenadas.

Algumas das habilidades a serem consideradas para ser um profissional digital incluem:

  • desenvolvimento de negócios online como: websites, lojas virtuais, landing pages, páginas de captura, páginas de obrigado, funis de venda;
  • SEO para posicionamento orgânico;
  • copywriting para criação de conteúdo;
  • edição de imagens e videos;
  • web design;
  • gerenciamento de mídias sociais;
  • gestão de tráfego pago;
  • marketing digital e muito mais;

Como um profissional digital ganha dinheiro?

A forma mais fácil de ganhar dinheiro como um Profissional Digital é prestando serviços para clientes com atividades relacionadas ao Marketing em geral. Mas, também é comum ganhar dinheiro desenvolvendo os próprios negócios online sem depender de agências nem de freelancers.

O Profissional Digital possui habilidades digitais e conhecimento para atingir seus objetivos profissionais e pessoais. Também é capaz de criar plataformas para outras pessoas comercializarem seus próprios produtos e serviços.

Existem tantas maneiras de ganhar dinheiro como profissional digital que você terá que encontrar o que funciona melhor para você baseado naquilo que você gosta ou tem facilidade de fazer.

Caso você queira aprender como ser uma profissional digital de sucesso, considere fazer uma mentoria com quem já faz isso há mais de 10 anos.

Quem contrata um profissional digital?

No mundo digital, existem 3 grandes tipos de mercado importantes que precisam contratar um profissional digital, são eles:

  • Negócios Locais;
  • Lojas Online;
  • Produtos Digitais;

Negócios Locais

Qualquer negócio – não importa o nicho – que faça venda de produtos ou serviços no local, como por exemplo:

  • padarias;
  • clínicas odontológicas, estética, saúde em geral;
  • hotéis e pousadas;
  • academias;
  • bares e restaurantes;
  • e todo tipo de negócio que só fatura com a presença física do público alvo em seu local.

Geralmente, são pequenas e médias empresas administradas por famílias, ou por somente uma pessoa, onde fica praticamente impossível executar e gerenciar todas as atividades no mundo digital para alavancar seu negócio e optam por contratar um Profissional Digital para anunciar no Google, gerenciar mídias sociais, criar um website, fazer uma apresentação institucional em formato de video, PDF, etc…

Portanto, negócios locais precisam da ajuda de um Profissional Digital para executar atividades e estratégias digitais que levam pessoas até o ponto físico, e isso não é um achismo nem papo de marqueteiro, é um fato comprovado.

Lojas Online

Se por um lado, muitos negócios locais existem somente no mundo físico, por outro, muitos deles também estão inseridos no mercado digital vendendo pela internet.

Mas quando a venda online é de um produto físico, como é o caso de uma Joalheria em Campinas que vende joias, outros desafios surgem.

Lojas online no modelo dropshipping e afiliados de produtos físicos também são definidos como lojas online pois necessitam de logística adequada para o produto sair do centro de distribuição e chegar até a casa do cliente.

Nessa hora, o Profissional Digital é capaz de ajudar construindo e configurando uma loja virtual para quem deseja iniciar no mercado de vendas online.

Um aspecto importante das lojas virtuais é com relação ao frete, que é um fator crucial na decisão de compra do cliente e que tira o sono da maioria dos donos de e-commerce.

Desta forma, é fundamental que o Profissional Digital entenda como funciona os bastidores de uma loja virtual para poder ajudar o cliente a reduzir custos e assim oferecer produtos com preço competitivo e garantindo a entrega para o cliente no tempo prometido.

Produtos Digitais

O mercado que mais cresce, e rápido, ano após ano é o de produtos digitais, também conhecido como infoprodutos.

Produtos digitais são produtos comercializados de forma 100% online, sem depender de frete ou estoque, o que facilita a escalada das vendas de forma tranquila e sem preocupações no que se refere à logística, embalagens, peso, dimensão do pacote, etc…

Alguns exemplos de produtos digitais são:

  • cursos online onde é possível vender algum conhecimento específico que você domina;;
  • workshops virtuais;
  • vendas por meio de afiliação
  • eventos online;
  • consultorias;
  • ebooks;
  • serviços por assinatura como Netflix, Spotify;
  • dentre outros…

Como as pessoas mudam de carreira para se tornarem profissionais digitais?

Se você está procurando uma mudança de carreira e migrar para o digital, há uma série de coisas que você deve considerar.

Você deve pensar sobre o que deseja alcançar no mercado digital e quais habilidades e ferramentas precisa aprender e dominar.

Você também deve pensar sobre o que você é apaixonado. Se você é apaixonado por algo, será mais fácil para você fazer seu trabalho. O profissional digital é alguém capaz de ganhar a vida com o uso da internet fazendo algo que amam.

Quando você encontrar as respostas para os questionamentos listados acima, você terá mais clareza e direcionamento que vão te ajudar a fazer uma transição de carreira para o mercado digital de forma segura e com naturalidade.

Considere fazer parte da Mentoria Profissional Digital, uma jornada de 12 semanas, 24 encontros, 100% prático, online e ao vivo, que vai furar a sua bolha e te levar para outro nível, o nível Profissional Digital.

Compartilhe com quem você tem certeza que precisa saber disso.

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